1.2 DISCURSOS E PENSAMENTOS
Dando início a relação das citações de discursos e pensamentos
sobre a Igreja Invisível e apontando diretamente a definição do que significa
espírito para quem procura este significado na internet:
“Espírito
Definição: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível a vista humana e que da evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo”.[1]
Definição: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível a vista humana e que da evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo”.[1]
Nota-se uma referência ao espírito como sendo invisível aos
olhos humanos, assim como a alma:
“Alma
Definição: Na Bíblia, “alma” é a tradução do termo
hebraico né·fesh e do grego psy·khé. O emprego bíblico mostra que alma é uma
pessoa ou um animal, ou a vida que uma pessoa ou um animal usufrui. Para
muitos, porém, “alma” significa a parte imaterial ou espiritual de um ser
humano, que sobrevive à morte do corpo físico. Outros entendem que seja o
princípio da vida. Mas, esses últimos conceitos não são ensinamentos bíblicos”.[2]
O termo grego psy-khé ou psiquê[3] usado atualmente dentro da
psiquiatria com o significado de mente, relacionando as palavras psiquê
e alma, encontramos a mente humana como definição, podemos então inferir que a
alma pode ser a mente humana e vice versa, e que, quando perdemos nosso corpo
físico não perdemos nossa alma e consequentemente a mente também não, talvez apenas mude de plano, adquirindo assim
a forma invisível de um espírito.
“Amor e Mente
Enquanto Psiquê entrega a caixa à Vênus, Eros vai a Zeus e
pede que o case com Psiquê. Zeus concede esse pedido e posteriormente Psiquê é
tornada imortal.
É a união do amor e da mente, pois "psiquê"
significa mente em grego, como no prefixo de psicologia (psykhé, "psique,
"alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra",
"razão" ou "estudo", ou seja, o estudo da mente")”.[4]
Observamos um conceito semelhante dentro dos conceitos
tradicionais da Igreja:
“É comum referir-se à igreja visível e à igreja
invisível. Embora esta distinção não seja totalmente satisfatória,
realmente ajuda resolver um problema que está sempre diante de nos: o contraste
doloroso entre o que a igreja foi chamada para ser (o povo santo e justo de
Deus) e o que muitas vezes na verdade é (uma organização humana rixenta e
perversa). Através de distinguir o visível do invisível, podemos pelo menos
dizer que realmente existe uma igreja santa, espiritual e dirigida por Deus,
que nosso olho normalmente não vê”.[5]
Indo um pouco mais longe, agora no raciocínio da estrutura da
igreja numa perspectiva transcultural encontramos:
“Se a igreja é a comunidade do povo de Deus, que diremos
então das diversas instituições, organizações, denominações e estruturas
arquiteturais que comumente incluímos debaixo do guarda-chuva igreja? Qual
a relação dessas estruturas com a igreja como comunidade de Deus?”.[6]
Respondendo estas questões levantadas na citação acima, principalmente
a primeira onde o autor usou um termo figurativo guarda chuva como um símbolo
visível de proteção em contato com o divino céu , em que as estruturas citadas
protegem os fiéis da verdadeira radiação de Deus , usando o templo como um
escudo e não pela forma certa que seria
o contato direto com o plano superior
que está em cima de nossas cabeças, isto nos trás a referência de um templo ao
céu aberto, portanto a Igreja Invisível existe onde não há estruturas , no
menos que seja num templo sem teto como é o caso da organização religiosa fundada
por nós e que os cultos são realizados ao ar livre e sem definição de lugar, os
cultos são realizados em qualquer lugar que estivermos que não seja coberto.
A segunda questão já foi praticamente respondida acima, em que
a relação destas estruturas sem contar a da Igreja Invisível existente na terra,
praticando controle sobre seus fiéis levando o rebanho para um lugar coberto.
Um bom e sábio exemplo da Igreja Católica é o vaticano, em que o papa fala pela
varanda na praça com todos os fiéis ao ar livre e assim também o é quando ele
viaja por diversos países sempre pregando ao céu aberto em estádios e
estruturas semelhantes que não possuem teto, sempre ao ar livre.
Como podemos observar aqui em São Paulo recentemente todo o
teto do templo desmoronou sobre os fiéis matando e ferindo diversas pessoas que
estavam orando ou rezando buscando um contato com Deus, acreditamos, que a
energia gerada pelas mentes em busca do contato com Deus colaborou com a
ruptura da estrutura que cobria suas cabeças. Este fato ocorreu em uma igreja
evangélica.
Temos também exemplos extravagantes destas estruturas
religiosas modernas, que alguns apelidam de igreja invisível:
L.Ron Hubbard fundador desta religião recente inspirada em ficção
científica chamada de cientologia ou dianética como forma de aplicação visando
desvendar os códigos modernos para uma melhor saúde mental sendo assim a
religião uma forma de ciência substituta para o tratamento médico,
principalmente o psiquiátrico: “Algumas das coisas que você irá encontrar podem
surpreende-lo, pois os dados mais importantes de sua vida podem não ser
memória, mas sim engramas”.[7]
Engramas no entendimento dos dianéticos ou cientólogos é um
momento de inconsciência que conte dor física ou emoção dolorosa e todas as
percepções, e que não se encontra disponível à mente analítica na qualidade de
experiência. O Engrama é a fonte única de aberrações e males psicossomáticos.
Raul Seixas parceiro do escritor Paulo Coelho determinou que o
símbolo da sociedade alternativa seria uma cruz chave a mesma também adotada
nos ritos da igreja invisível, partindo do princípio bíblico onde a igreja
invisível é a cabeça, tronco e membro de Cristo... juntando os símbolos da cruz
com o símbolo da chave obtemos as partes do corpo de Cristo formando assim a
igreja invisível.
De acordo com o dicionário de símbolos escrito por Herder
Lexiton “a chave aparece muitas vezes como um símbolo do difícil acesso aos
mistérios ou (também nos costumes e nas canções populares) como um símbolo
erótico”[8], já a cruz: “No
cristianismo, em razão da cruz em que morreu Cristo , ela recebeu o significado
especial de símbolo do sofrimento, mas também do triunfo de Cristo e, de
maneira geral, do cristianismo [...]”[9]
Desta forma estabelecendo um diálogo entre a chave e a cruz obtemos
um dialogismo intrínseco entre os mistérios ocultos e a religião. Este símbolo
também nos remete a cruz ansada egípcia usada em terapias de vidas passadas e
em sociedades esotéricas:
“Ansata ou Ankh é uma cruz egípcia, considerada como o
símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após
a morte [...] No Brasil, o cantor Raul Seixas foi um dos popularizadores do
Ankh. O selo da Sociedade Alternativa criada por ele possuía um Ankh com dois
degraus na haste inferior, simbolizando a ascensão do mago nos degraus da
iniciação rumo à imortalidade”. [10]
PIRES. D.B.M. - (Nome sannyas: Deva Rafik)
[1] YAHOO Respostas. Qual a diferença entre
espírito e alma. São Paulo, 2009. Disponível em<http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091113155518AATi5mX>
Acesso em: 26 dez 2009.
[2] Ibid.
[3] palavra grega que significa mente (sendo
comum de se encontrar representações de Psiquê com asas de borboleta).O
mito de Psiquê é narrado no livro O Asno de Ouro de Apuleio, que a cita
como uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que
despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os
homens deixavam de frequentar seus templos para adorar uma simples mortal. A
deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se
apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado,
Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado
acidentalmente por uma de suas próprias setas. Com o próprio deus do Amor
apaixonado por ela, suas setas não foram lançadas para ninguém. O tempo
passava, Psiquê não gostara de ninguém, e nenhum de seus admiradores
tornara-se seu pretendente.
[4] WIKIPÉDIA, a
enciclopédia livre. Psiquê. Washington, 2001. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiqu%C3%AA>Acesso
em: 12 dez. 2009.
[5] SNYDER,
Howard A. A
Igreja e a Cultura. Rubiataba,
Goiás, 1986.
Disponível em: < http://www.revistaimpacto.com.br/sistema/imagens/downloads/48b969eee061fc0500173ed4680e62ef.doc>
Acesso em: 12 dez. 2009.
[6] Ibid.
[7] HUBBARD, L. Ron. Dianética: A Ciência
Moderna da Saúde Mental. Tradução Associação Brasileira de Dianética. São
Paulo: Dianética, 2002, p. 11.
[8] LEXIKON,
Herder. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Editora Cultrix, 1978, p. 55
[9] Idem, p.
71.
[10] TERAPIA
de vida passadas. Cruz Ansata (Cruz Egípcia). São Paulo, 2009. Disponível em: < http://hugolapa.wordpress.com/2009/02/26/cruz-ansata-cruz-egipcia/>
Acesso em: 12 dez. 2009.
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