Consulta Psicoespiritual (Taroterápico)

sábado, 18 de outubro de 2014

DISCURSOS E PENSAMENTOS SOBRE IGREJA INVISÍVEL 1.2 - TESE INVISÍVEL (CONJECTURA DA SAÚDE MENTAL PORVINDOURA)

1.2         DISCURSOS E PENSAMENTOS

Dando início a relação das citações de discursos e pensamentos sobre a Igreja Invisível e apontando diretamente a definição do que significa espírito para quem procura este significado na internet:
“Espírito
Definição: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível a vista  humana e que da evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo”.[1]

Nota-se uma referência ao espírito como sendo invisível aos olhos humanos, assim como a alma:
“Alma
Definição: Na Bíblia, “alma” é a tradução do termo hebraico né·fesh e do grego psy·khé. O emprego bíblico mostra que alma é uma pessoa ou um animal, ou a vida que uma pessoa ou um animal usufrui. Para muitos, porém, “alma” significa a parte imaterial ou espiritual de um ser humano, que sobrevive à morte do corpo físico. Outros entendem que seja o princípio da vida. Mas, esses últimos conceitos não são ensinamentos bíblicos”.[2]

O termo grego psy-khé ou psiquê[3] usado atualmente dentro da psiquiatria com o significado de mente, relacionando as palavras psiquê e alma, encontramos a mente humana como definição, podemos então inferir que a alma pode ser a mente humana e vice versa, e que, quando perdemos nosso corpo físico não perdemos nossa alma e consequentemente a mente também não,  talvez apenas mude de plano, adquirindo assim a forma invisível de um espírito.
“Amor e Mente
Enquanto Psiquê entrega a caixa à Vênus, Eros vai a Zeus e pede que o case com Psiquê. Zeus concede esse pedido e posteriormente Psiquê é tornada imortal.
É a união do amor e da mente, pois "psiquê" significa mente em grego, como no prefixo de psicologia (psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo", ou seja, o estudo da mente")”.[4]


Observamos um conceito semelhante dentro dos conceitos tradicionais da Igreja:
“É comum referir-se à igreja visível e à igreja invisível. Embora esta distinção não seja totalmente satisfatória, realmente ajuda resolver um problema que está sempre diante de nos: o contraste doloroso entre o que a igreja foi chamada para ser (o povo santo e justo de Deus) e o que muitas vezes na verdade é (uma organização humana rixenta e perversa). Através de distinguir o visível do invisível, podemos pelo menos dizer que realmente existe uma igreja santa, espiritual e dirigida por Deus, que nosso olho normalmente não vê”.[5]

Indo um pouco mais longe, agora no raciocínio da estrutura da igreja numa perspectiva transcultural encontramos:
“Se a igreja é a comunidade do povo de Deus, que diremos então das diversas instituições, organizações, denominações e estruturas arquiteturais que comumente incluímos debaixo do guarda-chuva igreja? Qual a relação dessas estruturas com a igreja como comunidade de Deus?”.[6]

Respondendo estas questões levantadas na citação acima, principalmente a primeira onde o autor usou um termo figurativo guarda chuva como um símbolo visível de proteção em contato com o divino céu , em que as estruturas citadas protegem os fiéis da verdadeira radiação de Deus , usando o templo como um escudo  e não pela forma certa que seria o contato direto com  o plano superior que está em cima de nossas cabeças, isto nos trás a referência de um templo ao céu aberto, portanto a Igreja Invisível existe onde não há estruturas , no menos que seja num templo sem teto como é o caso da organização religiosa fundada por nós e que os cultos são realizados ao ar livre e sem definição de lugar, os cultos são realizados em qualquer lugar que estivermos que não seja coberto.
A segunda questão já foi praticamente respondida acima, em que a relação destas estruturas sem contar a da Igreja Invisível existente na terra, praticando controle sobre seus fiéis levando o rebanho para um lugar coberto. Um bom e sábio exemplo da Igreja Católica é o vaticano, em que o papa fala pela varanda na praça com todos os fiéis ao ar livre e assim também o é quando ele viaja por diversos países sempre pregando ao céu aberto em estádios e estruturas semelhantes que não possuem teto, sempre ao ar livre.
Como podemos observar aqui em São Paulo recentemente todo o teto do templo desmoronou sobre os fiéis matando e ferindo diversas pessoas que estavam orando ou rezando buscando um contato com Deus, acreditamos, que a energia gerada pelas mentes em busca do contato com Deus colaborou com a ruptura da estrutura que cobria suas cabeças. Este fato ocorreu em uma igreja evangélica.
Temos também exemplos extravagantes destas estruturas religiosas modernas, que alguns apelidam de igreja invisível:
L.Ron Hubbard fundador desta religião recente inspirada em ficção científica chamada de cientologia ou dianética como forma de aplicação visando desvendar os códigos modernos para uma melhor saúde mental sendo assim a religião uma forma de ciência substituta para o tratamento médico, principalmente o psiquiátrico: “Algumas das coisas que você irá encontrar podem surpreende-lo, pois os dados mais importantes de sua vida podem não ser memória, mas sim engramas”.[7]
Engramas no entendimento dos dianéticos ou cientólogos é um momento de inconsciência que conte dor física ou emoção dolorosa e todas as percepções, e que não se encontra disponível à mente analítica na qualidade de experiência. O Engrama é a fonte única de aberrações e males psicossomáticos.
Raul Seixas parceiro do escritor Paulo Coelho determinou que o símbolo da sociedade alternativa seria uma cruz chave a mesma também adotada nos ritos da igreja invisível, partindo do princípio bíblico onde a igreja invisível é a cabeça, tronco e membro de Cristo... juntando os símbolos da cruz com o símbolo da chave obtemos as partes do corpo de Cristo formando assim a igreja invisível.
De acordo com o dicionário de símbolos escrito por Herder Lexiton “a chave aparece muitas vezes como um símbolo do difícil acesso aos mistérios ou (também nos costumes e nas canções populares) como um símbolo erótico”[8], já a cruz: “No cristianismo, em razão da cruz em que morreu Cristo, ela recebeu o significado especial de símbolo do sofrimento, mas também do triunfo de Cristo e, de maneira geral, do cristianismo [...]”[9]
Desta forma estabelecendo um diálogo entre a chave e a cruz obtemos um dialogismo intrínseco entre os mistérios ocultos e a religião. Este símbolo também nos remete a cruz ansada egípcia usada em terapias de vidas passadas e em sociedades esotéricas:
“Ansata ou Ankh é uma cruz egípcia, considerada como o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte [...] No Brasil, o cantor Raul Seixas foi um dos popularizadores do Ankh. O selo da Sociedade Alternativa criada por ele possuía um Ankh com dois degraus na haste inferior, simbolizando a ascensão do mago nos degraus da iniciação rumo à imortalidade”. [10]

PIRES. D.B.M. - (Nome sannyas: Deva Rafik)




[1]  YAHOO Respostas. Qual a diferença entre espírito e alma. São Paulo, 2009. Disponível em<http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091113155518AATi5mX> Acesso em: 26 dez 2009.
[2]  Ibid.
[3]    palavra grega que significa mente (sendo comum de se encontrar representações de Psiquê com asas de borboleta).O mito de Psiquê é narrado no livro O Asno de Ouro de Apuleio, que a cita como uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de frequentar seus templos para adorar uma simples mortal. A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas. Com o próprio deus do Amor apaixonado por ela, suas setas não foram lançadas para ninguém. O tempo passava, Psiquê não gostara de ninguém, e nenhum de seus admiradores tornara-se seu pretendente.
[4] WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Psiquê. Washington, 2001. Disponível em <  http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiqu%C3%AA>Acesso em: 12 dez. 2009.
[5] SNYDER, Howard A. A Igreja e a Cultura. Rubiataba, Goiás, 1986. Disponível em: < http://www.revistaimpacto.com.br/sistema/imagens/downloads/48b969eee061fc0500173ed4680e62ef.doc> Acesso em: 12 dez. 2009.
[6] Ibid.
[7] HUBBARD, L. Ron. Dianética: A Ciência Moderna da Saúde Mental. Tradução Associação Brasileira de Dianética. São Paulo: Dianética, 2002, p. 11.
[8] LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Editora Cultrix, 1978, p. 55
[9] Idem, p. 71.
[10] TERAPIA de vida passadas. Cruz Ansata (Cruz Egípcia). São Paulo, 2009. Disponível em: < http://hugolapa.wordpress.com/2009/02/26/cruz-ansata-cruz-egipcia/> Acesso em: 12 dez. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por contribuir e compartilhar com a i:i