Consulta Psicoespiritual (Taroterápico)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

CURIOSIDADES SOBRE AS INFLUENCIAS DO TANTRA NO OCULTISMO

Nas minhas pesquisas sobre o Tantra, especificamente sobre Ritual do Fogo, li uma matéria muito interessante sobre Kenneth Grant, então minha jornada de pesquisa se desviou para ele. 
Grant foi uma das figuras mais importantes do Ocultismo no século XX. Ele foi o responsável por unir as doutrinas do ocultismo ocidental, oriundas da magia da Aurora Dourada, com os ensinamentos menos conhecidos do Tantra. 
A Ordem Hermética da Aurora Dourada ou Ordem Hermética do Amanhecer Dourado foi uma sociedade secreta surgida na Inglaterra em 1888, que reunia várias vertentes do esoterismo, e cujas ramificações encontram-se ativas até os dias de hoje.
Entre 1955 e 1962, Grant comandou a Loja Nu-Isis da O.T.O. A Ordo Templi Orientis (O.T.O.) — Ordem do Templo do Leste, ou ainda Ordem dos Templários Orientais — é uma Ordem voltada ao engrandecimento do Ser Humano e à consagração de sua Liberdade, através do seu avanço em Luz, Sabedoria, Entendimento, Conhecimento e Poder.
Grant foi pupilo de Aleister Crowley, um escritor inglês e mago cerimonial que desenvolveu em 1900 a Lei de Thelema.
Thelema é uma religião ou filosofia baseada em um postulado filosófico de mesmo nome, adotado como princípio fundamental por algumas organizações ocultistas. A lei de Thelema é "Faze o que tu queres há de ser o todo da Lei. O amor é a lei, amor sob vontade."
O trabalho da Loja Nu-Isis (nome inspirado na Deusa Isis e sua outra face mãe Nut) misturava os conceitos tradicionais de Thelema, com elementos tântricos e comunicação com inteligências extraterrestres. Era uma mistura única, que deu origem a corrente Tifoniana.
A linha de trabalho da Loja Nu-Isis e da Ordem Tifoniana de Kenneth Grant era profundamente baseada na comunicação com inteligências não humanas. Grant acreditava que alguns artistas, como Lovecraft, recebiam inspiração extra-humana, mesmo que de forma inconsciente. Acreditava também que outros, como Salvador Dalí, usavam métodos muitos similares aos de Austin Osman Spare, que poderiam muito bem ser considerados mágicos, para realizar sua arte. A visão de Kenneth Grant sobre arte e ocultismo é única e exerce influência até os dias de hoje, talvez presente em uma forma relativamente nova chamada "Arte Visionaria".
Pelo que eu entendi, veja bem, posso estar errada, mas por tudo que li de Grant, é que ele utilizou dos ensinamentos do Kaula Tantra, especificamente de uma linha tendenciosa criada por contemporâneos em torno de 1960 que se autoproclamou Vama Marga (Caminho da Mão Esquerda ou também conhecido por Tantra Negro).
O que me chamou atenção nas obras do Grant, foi exatamente as misturas de culturas, crenças, deuses e deusas, entre outros conhecimentos, e por este motivo minha próxima publicação será seu texto sobre "Tantra da Mão Esquerda e o Culto da Serpente de Fogo".


Anahata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por contribuir e compartilhar com a i:i