Consulta Psicoespiritual (Taroterápico)

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EPISTEMOLOGIA DA IGREJA INVISIVEL - 1 E 1.1 - TESE INVISÍVEL (CONJECTURA DA SAÚDE MENTAL PORVINDOURA)

1           Epistemologia da igreja invisível

Muitos são os conceitos levantados sobre a Igreja Invisível, principalmente em relação à espiritualidade, abaixo nos respectivos sub-capítulos comentamos as citações de antigos e modernos escritos, discursos e pensamento referentes à epistemologia da Igreja Invisível para assim embasarmos todos os conceitos levantados nesta tese.

1.1         ESCRITOS

Os escritos comentados neste sub-capítulo demonstram as diferentes visões e interpretações sobre Igreja Invisível, porém, pretendemos apontar as diferenças entre a Igreja Invisível e a Igreja Visível: “É, pois, de necessidade, que se faça uma distinção entre a igreja interior e a exterior, entre a igreja vista pelos olhos infalíveis de Deus e a contemplada pelos olhos falíveis dos homens – entre Igreja invisível e Igreja visível.[1]
Como podemos verificar neste escrito:
“É a Igreja invisível, composta unicamente dos santificados em Jesus Cristo, dos que em todos os países invocam com sinceridade o nome do Senhor, é a ela unicamente que pertencem as gloriosas promessas do Evangelho: as ricas esperanças de seus membros não se firmam nem em Pedro nem em Paulo, mas na Rocha inabalável confessada por Pedro e e anunciada pelo Profeta (Is 28:16) “Cristo o Filho de Deus Vivo”.”[2]

Seguindo o raciocínio deste mesmo autor ou fonte observamos diversas passagens bíblicas, sobre nosso tema abordado a Igreja invisível, que garante muita credibilidade se tratando de uma tese de doutorado em teologia:
“Essa Igreja universal é nas Escrituras representada por várias corporações designativas de sua natureza, e relações com seu único chefe. É comparada a um templo, a uma casa, e neste caso Cristo é a pedra angular (Mt 16:18); Ef 2:20); a um corpo, e Cristo é cabeça (Ef 1:23); a uma esposa, e Cristo é o Esposo (Ap 21:3); a uma videira, e Cristo é o tronco que alimenta os galhos (Jô 15); a um rebanho, e Cristo é o Supremo Pastor. É também chamado o Reino de Deus, que se divide em duas províncias, a Igreja Triunfante no Céu e a Igreja Militante na terra..” [3]

Ganhamos mais fundamento ainda quando relacionamos a Igreja Invisível com o nosso Senhor Jesus Cristo:
“Esse povo, esse reino, essa Igreja, reuniu sempre em si todos os caracteres da verdadeira Igreja. Desde que seus membros são unicamente os convertidos pela palavra da vida e pelo Espírito Santo, “os santificados em Jesus Cristo”, ela não pode deixar de ser uma santa, católica e apostólica. Uma – não na uniformidade monótona, ou no automatismo estéril de uma liturgia pomposa; mas, na unidade maravilhosa de seus credos, na comunhão viva das doutrinas fundamentais do Cristianismo, na fraternidade cristã de seus membros: “santa” – não pelo calendário de nomes próprios canonizados pelo voto falibilíssimo de homens pretensiosos, mas, na santidade de suas doutrinas emanadas diretamente de uma fonte pura – o Livro Sagrado da Revelação Divina, e na pureza de seus membros; “católica”.”[4]

Uma das definições mais comuns entre os católicos de acordo com nossas pesquisas é que “A Igreja é também, chamada de "Corpo Místico de Cristo". Corpo que tem em Jesus sua Cabeça Invisível e, no Papa, a cabeça visível. O Papa é a representação visível de Cristo (não há duas cabeças). O Papa é infalível por haver uma só cabeça – a de Cristo.”[5]. Porém encontramos no dicionário outra definição que faz referência a Igreja Invisível no catolicismo e que justamente vai de encontro às citações anteriores descritas neste mesmo capítulo:
Igreja invisível”
1 Rel. No catolicismo, o conjunto dos fiéis que estão na Igreja padecente e na Igreja triunfante. [Ver Igreja padecente e Igreja triunfante.]”.[6]
Seguindo o mesmo raciocínio notamos na doutrina da Igreja segundo a Eclesiologia os mesmos parâmetros abordados em textos bíblicos:
“E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Marcos 16.18). “Tu és Pedro” (“petros”, palavra grega designativa de pequenos blocos rochosos, fragmentos de rocha, pedras pequenas, pedras de arremesso). “Sobre esta pedra (“petra”, rocha grande e firme). Logo, a Igreja seria firmada sobre a Rocha. Jesus é a “petra”, a Rocha sobre a qual Sua Igreja está edificada (Daniel 2.34; Efésios 2.20; Atos 4.11; Romanos 9.33; 1 Coríntios 10.4; 1 Pedro 2.4). Se a Igreja é o corpo de Cristo, Pedro não poderia ser o cabeça da Igreja. A cabeça desse corpo é o Senhor Jesus (Efésios 1.22-23; Colossenses 1.18).[7]

Mais profundamente para esclarecer, fundamentar e comprovar positivamente a hipótese da Igreja Invisível adentramos ao código de direito canônico em que há uma clara citação em seus textos sobre o tema aqui estudado sendo o mesmo destacado em negrito para uma maior constatação: “A palavra provém do grego ekklesia (assembléia). A igreja é aqui na terra o corpo místico de Cristo. Nesta acepção, é chamada igreja invisível, a que tem vida interior, espiritual. Cristo é a cabeça desse corpo”[8]. Desta forma conseguimos fundir os sentidos das citações acima com esta definição mencionada.
Diante da submissão à palavra Igreja tanto no sentido espiritual ou organizacional “A Igreja tanto é visível como invisível [...] Diariamente, surgem novas igrejas em todo o mundo. Existe Igreja e igreja,[9], entretanto, a Igreja Invisível permanece nos dois planos e transitando em ambos os sentidos principalmente agora que existe a Igreja Invisível como organização religiosa oficialmente fundada no ano de dois mil e sete depois de Cristo e firmada aqui nesta tese cientificamente e academicamente pela Faculdade de Teologia de São Paulo no curso a distancia de doutorado em Teologia com esta tese invisível.
De acordo com os escritos por mais que sejamos uma organização jurídica composta por pessoas físicas, somos a única em todo mundo intitulada Invisível e que desenvolve a invisibilidade com religião, sendo assim, estamos duplamente classificados como invisível, a primeira descrita abaixo na citação:
“- A primeira é a noiva de CRISTO, santa, sem mancha e nem ruga, irrepreensível (Ef 5.27).
- A segunda formada pelos que falam a respeito de DEUS, dizem conhecer DEUS, mas O negam com suas ações e falta de fé, tanto em DEUS como em sua Palavra, a Bíblia.
Somente a verdadeira Igreja de CRISTO confia e recebe a Bíblia como Palavra legítima de DEUS e a respeita como tal.”[10]

Portanto, a segunda Igreja descrita acima é o modelo típico das outras igrejas que são visíveis:
“A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap 2.11, 17, 26; ver 2.7), bem como de crentes professos, porém falsos (Ap 2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16; ver Mt 13.24 ; At 12.5). .

Partindo do princípio que “A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo”[11] e repetido aqui: “A igreja é tanto invisível como visível”, e que “A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo (ver Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).”
De acordo com Mãe Sábado[12] (codinome invisível)[13] que é a líder espiritual, fundadora e atual presidenta da Igreja Invisível, a volta de Cristo tem relação a ativação do reino vegetal explicada a seguir baseada na Agenda Pleidiana.
Um dos materiais de apoio que usamos são canalizações extrasensoriais da autora Norte Americana Bárbara Hand Clow. A Agenda Pleidiana faz parte de uma trilogia que “explora a consciência humana na Terra.” (citação da orelha do livro). O livro traduz uma consciência e percepção diferenciada de Cristo e da missão de Cristo. Este perfil de Cristo condiz com a visão de missionário intergaláctico da Igreja Invisível.


Segundo canalização de Bárbara Hand Clow no capítulo Cristo e a Ativação do Reino Vegetal da Agenda Pleidiana:

 “Cristo transubstanciou o reino vegetal em sangue, e depois, estabeleceu um sacramento para operar através do tempo, com o fim de aumentar a ressonância de Gaia no reino vegetal. O reino vegetal é a expressão verde dos elementos 2d, assim como vocês humanos, são a expressão vermelha desses elementais. Os humanos convertem os elementais em sistemas de comunicação eletromagnéticos: energia kundalini; e as plantas transduzem ou convertem os elementos em um sistema respiratório: oxigênio e dióxido de carbono. Quando vocês se concedem tempo para sentir o poder de uma grande árvore, sentem o planeta respirar e podem comunicar-se com a árvore. As árvores sentem muita necessidade dos humanos e vocês estão perdendo sua capacidade de respirar ao corta-las. As florestas estão lentamente perdendo a memória do Jardim: a mente de Gaia. Contudo, vocês são os guardiões da mente de Gaia, e uma vez que se lembrem disso e sintam essa força pararão de destruir suas bibliotecas biológicas, as florestas de Gaia. Por que vocês acham que os cristãos estavam tão decididos a cortar os bosques sagrados de carvalho dos druidas? Despertem, despertem e digam a seus irmãos e irmãs que eles são os guardiões da mente de Gaia.
(...) quando Cristo transmutou o reino verde das plantas em sangue, eles souberam que isso faria com que os humanos evoluíssem para fora do âmbito de controle deles, pois vocês começaram a sentir Gaia em seu sangue. Então eles criaram um grande programa, que ia do Ponto Zero até 325 d.C. , e gradativamente manipularam vocês, estabelecendo a Igreja Cristã para dominar os diversos movimentos religiosos de Roma, da Grécia, do Levante e do Egito. Em 325d. C. , a Igreja Católica Romana foi estabelecida como a dispensadora oficial da Eucaristia. (...) Muitos de vocês ainda tem um corpo emocional corpo emocional controlado por sistemas de crença religiosos e um corpo físico controlado pela classe médica. (...)
Sei que estas idéias são difíceis para vocês, todavia o nível de violência está obrigando os humanos a cavar mais profundamente. Todos vocês sabem que algo está muito errado. Seus preconceitos e sistemas de crença são inerentemente irracionais e contraditórios, e muitos sistemas religiosos de hoje são autodestrutivos, o que deixa vocês chocados. Na década de 1950, quem teria pensado que muitos coroinhas iriam temer o abuso sexual? Eu incito vocês a respeito da religião com o fim de desperta-los, mas eu sei quão dolorosa para vocês é essa perda de crença.”[14]

Este trecho do livro ainda fala sobre a questão da reprodução imaculada e contesta a versão celibatária de Cristo. Ao contrário, fala sobre a implantação do DNA de Cristo no sangue do planeta. Essa versão de Cristo é a que mais se aproxima da visão que possuímos deste grandioso líder espiritual que uma vez encarnado no Planeta Terra sofreu com a ignorância dos humanos e mesmo assim conseguiu implantar enormes mudanças.
Bárbara coloca que a emasculação do homem é que está matando o planeta, assim como algumas religiões que se tornam cada vez mais populares, que pregam um posicionamento cada vez menos sexual que consideramos como mais uma tentativa de dominação e castração através da pregação da abstinência. Assim como a maior parte dessas pessoas adquire uma aparência sem vida, todos os seus impulsos sexuais são reprimidos e reprimidos também são os pensamentos e atitudes que possam gerar energias sexuais. Assim como um parceiro ciumento que quer bloquear a energia sexual no outro a fim de dominação, a maior parte das religiões expressa não muito claramente que é contrária ao sexo.
Contudo, a energia kundalini (energia que nasce do chakra básico e está intimamente relacionada ao sexo) que muitas vezes é expressa pela figura de uma serpente na coluna é a energia que desperta nossa consciência. Sem ela permanecemos adormecidos e é muito mais fácil nos dominar. Não necessariamente essas religiões castradoras o fazem de maneira consciente, mas há algo no inconsciente que reconhece uma aquisição de poder diante deste posicionamento. A estagnação da energia sexual reprimida gera bloqueios de muitas espécies e couraças que estagnam a fluidez do indivíduo, como Willlian Reich já havia descrito em “A função do orgasmo” e gera distúrbios de toda forma.
Essas mesmas religiões que causam a frustração sexual também lidam mal com a liberação de energias agressivas pregando uma espécie de “bem” que em verdade é apenas ignorância e bloqueio da ação. Os adeptos dessas religiões são tais quais zumbis ou robôs tentando influenciar e punir no outro os reflexos sexuais ou que consideram agressivos – culpando o outro e também entidades do “mal” pelos fracassos ou “fraquezas”. Na verdade pessoas que não liberam gradativamente suas energias tornam-se bombas humanas em potencial podendo explodir a cada momento. São também pessoas imbuídas de um ódio e raiva inexplicáveis dentro de si que retroalimentam seus pensamentos cíclicos.
Oswaldo Shimoda também coloca que “Em verdade, uma vida sexual saudável pode proporcionar ao ser humano a alegria de viver e o entusiasmo pela vida. Pelo contrário, reprimir o fluxo da energia sexual pode acarretar inúmeros desvios e distúrbios em sua vida. Freud, o pai da psicanálise, estudou e chamou de libido essa energia sexual. Em seus estudos, descobriu que a repressão da libido provocava várias doenças em seus pacientes. Seu discípulo, William Reich, dizia também que a saúde do ser humano dependia de sua sexualidade. Freud definiu saúde mental como sexualidade e sociabilidade naturais, espontânea satisfação pelo trabalho e capacidade de amar.
“Apesar de termos, hoje, laboratórios para estudar e entender o funcionamento sexual humano, ainda assim vivemos numa sociedade que mal entende sua sexualidade, e que sofre de vários distúrbios sexuais.” [15]

A energia sexual ou até poderíamos dizer que a própria energia vital é gerada no impulso sexual. Conforme os impulsos sexuais começam a ser constantemente reprimidos – seja pela religião que quer ter o controle desta poderosa energia, seja pelo pai que ao vetar que seja liberada e dirigida a outras pessoas a energia sensual da criança, acaba retendo ela para si, seja pelo parceiro como forma de dominação e manipulação mas como um “roubo energético e um vampirismo” do que por receio da traição. A repressão do impulso sexual desvia a energia para o repressor.
Do mesmo modo, uma mãe por odiar as outras mulheres com quem não pode competir – talvez por ela mesma ser reprimida - vai cortar o amor que despende ao filho(a) se ele amar e for carinhoso com uma pessoa que não seja ela ou alguém escolhido(a) por ela. Esse bloqueio da cessão de energia que era emanada ou gerada e oferecida ao outro é como um corte abrupto que gera resistência no outro para que ele prossiga no que estava fazendo: ou seja, um aviso para que ele pare de agir de maneira que desagrade o vampirizador.
A energia sexual ou a energia vital são desviáveis pelos vampiros a fim de obtenção de poder. Sejam eles líderes de instituições religiosas ou parentes e amigos, a energia sensual na Terra geralmente é cobiçada e desejada pelos vampiros energéticos. Algumas pessoas são tão vampirescas que não podemos viver ao lado delas: pois não podemos gerar energia vital senão for para ela... Tudo vai para ela. Esta pessoa está atrás da energia vital dos outros pois reprime a sua própria.
A energia que é reprimida quando expressa acaba sendo contida em sua expressão (gerando as couraças) – ela é percebida pelo organismo e desviada para não chegar ao ponto ao qual se dirigia. A energia sexual possui vários fins inclusive embelezar e rejuvenescer. Se a energia rejuvenescedora é reprimida numa mulher por outras mulheres ela será desviada para estas mulheres. Algumas pessoas mesmo inconscientemente não permitem que as outras se sintam sensuais ao lado dela. Principalmente se ela não se sente assim. As pessoas na Terra estão acostumadas a considerar livre uma pessoa sensual - que ousa ser sensual mesmo que não em gestos ou posturas, mas na geração da energia kundalini. Essas pessoas podem sentir-se ameaçadas – ter seu trono ameaçado – se outra pessoa se sente tão a vontade ao lado dela a ponto de liberar energia kundalini que vão, geralmente, bombardeá-la a fim de que ela pare. Com o tempo de convivência haverá uma prevenção sensual. A pessoa se precaverá dos pensamentos – ações – o que quer que seja que nela gere a energia sexual a fim que não seja preciso ela se reprimir. Não haverá mais a geração da energia. Desta maneira a energia ao invés de ser desviada para o repressor é contida em sua fase pré-existente. Assim muitas energias são bloqueadas
Muitos atores são reprimidos, pois gerariam tal energia. Geralmente atitudes saudáveis e positivas geram energia vital e energia sensual. Uma boa alimentação, uma conversa agradável, um sorriso, palavras... geram energia sensual pois são fontes de prazer. Aquele que exige do outro recalque como forma de comprometimento não suporta e reprime estas atitudes:
(...) Cristo manifestou-se no ponto zero da história para levar a humanidade a evoluir para a empatia: a mais alta vibração da era de peixes. A empatia abre os humanos para o acesso espiritual e Cristo veio como modelo do humano 9D, que é o que vocês irão se tornar durante a era de aquários. Ele veio de uma profunda linhagem planetária e trouxe o instrumento da criatividade máxima, que pode transmutar a violência humana: a eucaristia. Ele transmitiu sua linhagem através da Deusa: Madalena. Casou-se com a sacerdotisa de Isís do templo central da Deusa em Jerusalém e, por intermédio de Isís, religou o falo de Osíris e devolveu o membro ao homem.”[16]

Cristo está no sangue de todos nós. Ele plantou seus códigos estelares em Madalena e seu DNA esta vivo no corpo dos humanos. Ele não retornará à Terra. Sua essência será transubstanciada na seiva das árvores e está viva em todos os reinos. É uma linhagem evoluída e como todo ser evoluído não foi reconhecido como tal. Mas não acreditamos num retorno de Cristo muito mais para julgar vivos e mortos.
Se tratando do apocalipse e do apelo midiático posicionamo-nos também de maneira distinta em relação ao apocalipse. Enquanto as religiões comuns pregam uma sucessão de desastres que culminariam na extinção do planeta e dos humanos, acreditamos que as mudanças do porvir serão benéficas a longo prazo:
“Muitas Instituições e professores da Terra estão tentando convence-los de que devem temer o que está para vir, entretanto o que está para vir é apenas a remoção do controle”.[17]
Acreditamos o Armagedon como uma situação de transmutação cósmica e renovação vibratória e emocional – que acontecerá não em um único dia, mas a médio prazo conforme as mentes humanas puderem suportar a evolução e conseqüente mudança de comportamento. Assim como Krishnamurti relata que a experiência exterior de guerra é experimentada porque o homem está vivenciando a guerra em seu interior, também através do recurso da canalização Bárbara Hand Clow, aquele que na Terra é conhecido como Lúcifer se manifesta abordando esta mesma questão:
 “Sou o ser perfeito para ajuda-los a dissecar a fonte de sua violência interior que cria seu mundo exterior. (...) Quando se irritarem com o companheiro ou companheira, imaginem que cada aborrecimento é, na verdade, algo que não gostam em si mesmos. Relacionamentos são acordos entre as partes para compartilhar realidades mútuas, de modo a obter ‘feedback’ sobre a verdadeira natureza da experiência. Quando entram em uma sociedade com alguém e se permitem sair da sincronicidade estão abandonando a outra pessoa. Se fizerem joguinhos emocionais e fiscos e permitirem que a separação e a tensão continuem estão pedindo que um de vocês ou ambos sejam roubados emocionalmente. Energias estranhas são atraídas para um aposento ode as pessoas estão tensas e zangadas. A chave é esforçar-se para permanecer juntos na sincronia, porque, então, a vibração da separatividade não poderá apanha-los. (...)
Existem vibrações anunákis por toda parte esperando para incentiva-los a desperdiçar todo seu tempo zangados e frustrados, de modo que eles possam leva-los aos joguinhos habituais de relacionamentos, os quais abrem espaço para eles entrarem em suas mentes e partir seus corações. É melhor dependerem de seus pais até a idade adulta; depois, sejam dependentes de seus parceiros ate se sentirem emocionalmente seguros; e, finalmente, terão um relacionamento com alguém que seja seu espelho perfeito, quando irão amadurecer e tornar-se totalmente únicos.(...) Caso levem uma vida simples, não prestem atenção à mídia que tenta tirar sua energia, fisgando-os com histórias de pessoas famosas.” [18]

Outro ponto que comungamos da opinião de Bárbara Hand Clow é em relação à influência da mídia como forma de manipulação. Alguns grupos acreditam que exista uma espécie de controle exercido através da reunião de um conselho com a finalidade de conduzir a mentalidade humana através do menticídio. A despeito desta organização de condutores do mundo existir ou não, o mentícidio acontece. Através da promulgação do medo cria-se e desenvolve-se um padrão mental gerado nas ondas do temor: o terror. Aterrorizados com a situação de caos estabelecida, os humanos sentem-se dependentes da boa vontade dos governos e das instituições para protege-los e alerta-los contra o “mal”. A divulgação do mal, dos perigos, até mesmo referentes a uma possível catástrofe mundial estabiliza a mente humana num canal de temor e frustração – incapacidade – que torna o ser humano passivo e apático: impotente. Este estado de espírito é conveniente aos governantes e lideres religiosos pois uma mente que se sente culpada e incapaz está carente de direção e apta para receber e aceitar informação e sugestão de necessidades e direcionamento comportamental.
“Como saber que vocês estão sendo manipulados por estas forças¿ É fácil. Sempre que se sentirem muito mal a respeito de alguma coisa na mídia desliguem o aparelho ou saiam do cinema. Enquanto vocês estiverem dispostos a pagar para serem manipulados, haverá um número grande de artistas prontos a servi-los alegremente.” (Agenda Peiadiana)

É importante lembrar que recentemente apelidaram a cientologia aqui no Brasil com o conceito de igreja invisível como se refere ao título desta reportagem da revista época: “Crença dos Famosos:” A Igreja Invisível. Abaixo descrevemos um pouco do seu conceito através de citações desta própria reportagem acima mencionada:
Fundada em 1954 por Lafayette Ronald Hubbard (1911-1986), um escritor de livros de ficção científica, a cientologia mistura elementos de várias religiões, como hinduísmo, budismo e cristianismo. Os fiéis acreditam que a vida na Terra começou com uma deportação interplanetária em massa.
De acordo com os cientologistas, há 75 milhões de anos o maligno Lorde Xenu comandava 75 planetas superpovoados em galáxias próximas da Terra. Para resolver o problema, ele mandou 13,5 trilhões desses ETs para cá e os atirou sobre vulcões. Lá, eles se transformaram em espíritos chamados thetans, que hoje habitam os corpos dos seres humanos. Mais de 10 milhões de pessoas, espalhadas por 159 países, acreditam nessa história, segundo os representantes da igreja. A cientologia tem mais de 6 mil templos, sedes e missões espalhados pelo mundo, instalados em imóveis avaliados em alguns bilhões de dólares. A cientologia tem 10 milhões de fiéis, segundo seus líderes. No Brasil, são cerca de 15 mil seguidores [...] Atualmente, os seguidores reúnem estrelas e personalidades como os atores John Travolta, Anne Archer, Mimi Rogers e Kelly Preston, os músicos Chick Corea e Isaac Hayes, além de Paul Haggis, diretor de Crash - No Limite, vencedor do Oscar de melhor filme neste ano. Mesmo alvo de polêmicas e críticas, muitas fomentadas por ex-devotos, a Igreja da Cientologia é reconhecida por estudiosos como um dos mais importantes movimentos religiosos do século passado. Mas o caráter semi-secreto de seus cultos e práticas, aliado à pouca habilidade no trato com a mídia, acabou prejudicando a imagem da igreja[19]



                                          PIRES. D.B.M. - (Nome sannyas: Deva Rafik)


[1]  WIKISOURCE, A Igreja. Washington, 2001. Disponível em <http://pt.wikisource.org/wiki/A_Igreja> Acesso em 26 dez 2009.
[2] Ibid.
[3] Ibid.
[4] Ibid.
[5]  CATEQUESE Católica Vinde Espírito Santo. A Igreja - Corpo Místico de Cristo.  São Paulo, 2002. Disponível em <http://www.catequisar.com.br/texto/materia/dout/lv01/28.htm> Acesso em 26 dez 2009.
[6]  IDICIONÁRO Aulete. Igreja. São Paulo, 2006. Disponível em
[7] ECLESIOLOGIA - Doutrina Da Igreja. Qual O Significado De Igreja? São Paulo, 2007. Disponível em <http://www.renovado.transvidia.com.br/eclesiologia.htm> Acesso em 26 dez 2009.
[8]  SHVOONG. Resumos e revisões curtas. Código de Direito Canônico. São Paulo, 2005. Disponível em <http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1672328-c%C3%B3digo-direito-can%C3%B4nico/> Acesso em 26 dez 2009.
[9] EDB Web, Escola Dominical na Web. A Igreja, Serva da Bíblia - Ev. Luiz Henrique. São Paulo, 2003. Disponível em <http://www.ebdweb.com.br/2008/12/17/a-igreja-serva-da-biblia-ev-luiz-henrique/> Acesso em 26 dez 2009.
[10]  Ibid.
[11]  Ibid.
[12]  Confrade Valéria Nantes Calado – Presidenta e Fundadora da Igreja Invisível
[13]  Codinome Invisível é o nome espiritual concedido durante o batismo invisível ao Confrade que converte-se a Invisibilidade e Confrade é aquele que participa das Confrarias Invisíveis da Igreja Invisível.
[14]  CLOW, Barabara Hand. A Agenda Pleidiana, Conhecimento Cósmico para a Era da Luz. TraduçãoMadras Editora Ltda. São Paulo: Madras Editora Ltda, 2001, p.
[15] Ibid.
[16] Ibid.
[17] Ibid.
[18] Lúcifer em Agenda Pleiadiana
[19] AMORIN, Ricardo. Crença dos Famosos: “A Igreja Invisível”. São Paulo, 2006. Disponível em: <http://unadonna04br.multiply.com/market/item/214/214> Acesso em: 12 dez. 2009.


Um comentário:

obrigado por contribuir e compartilhar com a i:i